SCENA
A revista Scena Crítica, iniciativa criada por Filipe Machado e realizada por uma equipe generosa de colaboradores, surge do desejo de divulgar um conteúdo que congregue literatura, filosofia, artes e cultura em geral a partir de uma visão humanista integral, visão esta que busca compreender o homem em seu todo material e espiritual.
Com uma periodização trimestral, Scena Crítica traz crônicas em colunas como Crônicas de um tempo peculiar e Ensaios do cotidiano, resenhas literárias, na seção Livro aberto, crítica cinematográfica, com o Cadeno de Cinema, além de artigos e ensaios de colaboradores e convidados, bem como um Dossiê sempre atento à atualidade. A revista também é um espaço de divulgação literária, contando para isso com a Ágora, onde são publicados textos poéticos e em prosa enviados por leitores.
Consciente também de sua responsabilidade histórica, Scena Crítica procura trazer ao presente a voz daqueles que nos precederam na linha de um humanismo integral desenvolvido no séc. XX por diversos autores, de modo especial pelo filósofo francês Jacques Maritain (1882-1973). Dessa forma, a seção Vox patroni traz textos de autores vistos como verdeiros patronos, de modo especial o escritor, professor e crítico litérario Alceu Amoroso Lima (1893-1983), o escritor e ensaísta Gustavo Corção (1896-1978) e o segundo cardeal brasileiro, D. Sebastião Leme (1882-1942).